Casa Cordis: Rua Marquês de Paranaguá, 351 - Belo Horizonte - MG
03125556455
contato@focalizacao.org

História da Focalização no Brasil

Um pouco da história da Focalização no Brasil

A primeira pessoa que temos notícias que trouxe os conhecimentos sobre a Focalização para o Brasil foi o Prof. Wolber de Alvarenga (saiba mais clicando aqui) que atuava na Faculdade de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais.

Prof. Wolber de Alvarenga 

Wolber formou psicólogos como Prof. Walter de Andrade Parreira, que atua com Focalização desde a década de 70.

Prof. Walter de Andrade Parreira

Já no ano 2000 a Prof. Vera Engler Cury, coordenadora de Grupo de Pesquisa na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, sugeriu para seu mestrando da época, João Carlos Messias, estudar Focalização em seu mestrado o qual seguiu nessa direção. O João Carlos foi até os EUA estudar com Eugene Gendlin e tem sido um dos brasileiros que mais tem contribuído para o processo de difusão da Focalização na língua portuguesa através das traduções que fez, assim como artigos, textos, dissertação e tese de doutorado.

Prof. Dr. João Carlos Messias

Em 2008 um grupo de estudantes de psicologia humanista resolveram trazer juntos o filósofo catalão Tomeu Bercelò ao Brasil. Esses alunos e outros amigos convidados, toparam se mobilizar e patrocinaram a primeira vinda do filósofo Tomeu Barcelò para o Brasil. Tudo foi articulado para que em 2009 a primeira turma de formação em focalização pelo The International Focusing Institute ocorresse, dando inicio assim a um processo que finalizaria em 2012.

Grupo que trouxe Tomeu Barcelò ao Brasil
– 31 de agosto de 2009 – 

Em 2012 forma-se então a primeira turma de Focusing Trainers do Brasil pelo The International Focusing Institute na cidade de Belo Horizonte.

Dessa turma fazia parte nosso professor coordenador Guilherme Tostes, tendo iniciado sua prática com focalização desde 2009.

Prof. Guilherme Wykrota Tostes (Focusing Coordinator – Cit)

WhatsApp Converse conosco por Whatsapp