Casa Cordis: Rua Marquês de Paranaguá, 351 - Belo Horizonte - MG
+55 31 99939-1127
contato@focalizacao.org

Livros

Aqui você poderá encontrar os livros ainda disponíveis de nossos professores e comprá-los num valor diferenciado
(por ser diretamente com eles)

Livros do Prof. Walter de Andrade Parreira


Tawé, Nação Munduruku – Uma aventura na Amazônia

Autor: Walter Andrade Parreira

Ed.: Mosaico Produção Editorial

TAWE

Este livro narra a história – verídica – de uma aventura, de uma viagem em direção ao desconhecido. O autor e sua companheira partiram de sua cidade – Belo Horizonte – sem definir um lugar para chegarem, sem um porto final para ancorarem, sem saber aonde iriam nem como iriam. A única escolha, a única decisão: pôr o pé na estrada e deixar que ela os levasse. A estrada construiria o destino, ela apontaria o rumo… ela própria o caminho.

O contexto histórico, a década de 70, um momento em que a juventude brasileira vivia, basicamente, duas formas de enfrentamento com a sociedade: de um lado o engajamento político, a resistência e luta contra o regime militar e, de outro, a contestação cultural, a contra-cultura.

E a viagem “sem destino” alcançou um destino inimaginável: o imponderável levou o casal, então com 24 anos de idade, ao coração da Amazônia, a um impensável encontro com os índios Mõnjoroko (ou Munduruku) – os “Cortadores de cabeças”. Um povo de tradição guerreira que tinha a prática, quando hostilizado ou invadido, de decapitar os inimigos, mumificar suas cabeças e pendurá-las em paus em torno de suas aldeias, de modo a formar um cinturão de proteção “sobrenatural” e afugentar os invasores. Um povo que se dividiu em duas linhagens – os “filhos-do-sol” e os “filhos-da-lua” –, uma estratégia para evitar casamentos consangüíneos.

Em um hidroavião da FAB, um Catalina remanescente da 2ª Guerra Mundial, os dois jovens alcançaram uma Missão Indígena e, de lá, partiram para uma viagem selva adentro em uma canoa, conduzidos por Tawé, o cacique ou tuxaua dos Mõnjoroko (homenageado no título do livro). Nessa viagem, enfrentaram os rigores do inverno amazônico por dias e noites – chuvas torrenciais e frio – e chegaram a um lugar onde o homem branco ainda não havia ido, onde viveram o modo primitivo de luta pela sobrevivência dos Munduruku e testemunharam uma forma de relação com a natureza e com o ser humano que a nossa civilização desconhece. O povo Mõnjoroko, rico em sabedoria e encantos, tem, na partilha, na generosidade e na fraternidade, assim como no respeito e reverência à natureza e ao homem – expressões do sagrado – os fundamentos da sua existência e da sua sociedade.

A viagem e o convívio com os índios significaram uma experiência de transformação pessoal para o autor e sua companheira.


Pai Nosso – Meditação

Autor: Walter Andrade Parreira

Este livro foi publicado em 2011 (duas edições) e em 2017 (3ª. edição).

Ed.: Mosaico Produção Editorial

             

PAI NOSSO

O Livro é uma saborosa meditação sobre cada parte do Pai Nosso. É um convite a meditar cada palavra, a mergulhar no significado profundo de cada súplica do Pai Nosso.

“Que eu entenda sempre, também, Senhor, que tudo o que acontece tem um sentido e que eu seja capaz de aceitar o que preciso aceitar e de recusar o que devo recusar…. Que nosso coração não se deixe conduzir, meu Pai, pelas coisas da ira e, ao contrário, que ele seja sempre guiado pela docilidade, pela meiguice, pela brandura, pela ternura, pela candura, pela doçura. Que Vós planteis nele a simplicidade e a humildade, a mansidão, a serenidade e a paz…”

O livro traz uma surpresa que é um CD com a meditação do livro na voz de Dom Aloísio Vitral. Um convite a contemplar o Pai Nosso na vida.

Lucimara Trevizan


A Presença de Deus, A Unidade com o Pai – da árvore do conhecimento à árvore da Vida

Autor: Walter Andrade Parreira

Ed.: Mosaico Produção Editorial

Os temas da presença de Deus em nós e da unidade com o Pai são muito caros às reflexões e buscas das pessoas interessadas na espiritualidade mística, concepção que entende a espiritualidade como a vivência da vida contemplativa, como a tentativa de apreensão da experiência e das mensagens originais dos grandes mestres da humanidade (Jesus, Buda, Krishna, Lao-Tsé, São Francisco de Assis, São João da Cruz, Mestre Eckhart, Ramana, Nisargadatta e outros).

Deus é presente no homem e a unidade com Ele é referida em muitos textos bíblicos e, especial e magnificamente, em passagens dos Evangelhos, como em João: “o Pai e eu Somos um.” (Jo 10,30).

Este livro aborda a questão da dualidade versus não-dualidade ou Unidade e apresenta reflexões sobre o encontro com o Deus que habita o ser humano, sobre a unidade com o Pai.


“A Busca Chega ao Encontro: Consciência Meditação e Transcendência”

Autor: Walter Andrade Parreira

Ed.: Mosaico Produção Editorial

Este livro apresenta uma reflexão sobre o ser humano, sobre quem realmente somos, de onde viemos e para onde vamos, a partir das revelações de grandes sábios orientais, da antiguidade e da contemporaneidade. No ocidente, o caminho mais trilhado para a Realização é o da devoção, da compaixão, da Santificação: Jesus, São Francisco de Assis, Santa Tereza de Ávila, São João da Cruz… No oriente, a busca é pela Iluminação e a fonte são os ensinamentos, a sabedoria, a meditação: Buda, Krishna, Shankara, Ramana, Nisargadatta…

O que há de comum na experiência desses homens e mulheres santos e iluminados? Qual a ponte entre o oriente e o ocidente? Todos foram mestres da Não-dualidade: o humano é Uno com o Todo, não há separação entre ele e o Divino. O elo é a Consciência, sinônimo de Luz, de SerAbsolutoSupremo. Quando começamos a meditar, somos consciência. Na experiência da meditação, seguimos sendo, todo o tempo, consciência. O porto almejado – transcendência – é Consciência (Pura Consciência). Da partida à chegada, vamos do “eu” ao Eu, da existência à Essência, do manifesto ao Imanifesto. A distância é do samsara ao Nirvana, das sombras à Luz, da Terra ao Céu, distância sobre a qual este livro se propõe a refletir e que todos nós podemos percorrer. Que ele possa contribuir para sua caminhada e para que sua busca chegue ao encontro.


“Fundamentos e Aplicações da Abordagem Centrada na Pessoa e da Psicoterapia Experiencial”

Organizadores: Walter Andrade Parreira e Eunice Miranda

Ed.: ARTESÃ

Este livro traz, como temas, fundamentos importantes da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) e da Psicoterapia Experiencial, e apresenta algumas aplicações dessas duas grandes produções da Psicologia Humanista. Os artigos são escritos por profissionais da Psicologia, da Psiquiatra e da Educação e têm o propósito de subsidiar estudos, reflexões e debates sobre a teoria e prática da psicoterapia de fundamentação Humanista, Existencial e Fenomenológica. Eis os conteúdos dos seus capítulos:

– A questão do diagnóstico na Psicoterapia Centrada no Cliente

– Abordagem Centrada na Pessoa aplicada na prática psiquiátrica

– Conceitos e aplicabilidades da Pré-Terapia em pessoas com transtorno mental e comportamental

– Autismos e o olhar Centrado na Pessoa

– Qualidade de vida do doente crônico grave sob a ótica da Abordagem Centrada na Pessoa

– Focalização: Fundamentos teóricos, prática, adaptação das instruções

Livros do Prof. Dr. José Paulo Giovanetti


Psicoterapia Antropológica: as contribuições de Binswanger e Gendlin


Psicoterapia fenomenológico-existencial: fundamentos filosóficos-antropológicos

This function has been disabled for Focalização.Org.