Casa Cordis: Rua Marquês de Paranaguá, 351 - Belo Horizonte - MG
03125556455
contato@focalizacao.org

FOCALIZAÇÃO NA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL – ALFABETIZAÇÃO DA PAUSA E DO SENSO SENTIDO

GESTÃO HUMANA COM FOCALIZAÇÃO

Convidamos todas as pessoas a descobrirem essa porta maravilhosa para a qual a pausa e o “felt sense” (senso sentido) levam, a vivê-la e levar outros seres humanos, sua família, comunidade e organizações a fazer uma pausa como possibilidade de paz, de redução da violência , de um relacionamento mais afetivo.

Em 2011, juntamente com o Fundo Fiduciário Equatoriano de Cooperação para o Desenvolvimento – FECD, a PAUSA foi levada para mais de 3.000 líderes de diferentes setores, organizações e empresas , foram reconhecidos 20 “Professores de Alfabetização de Pausa e Sentimento” que contribuíram para a expansão da pausa e do senso sentido em suas comunidades e em outras pessoas.

Durante 2012, junto com o International Focusing Institute em Nova York, esperava-se iniciar a alfabetização do Pausa e do Sentimento em todo o mundo.

William Hernandez

A partir da “Pausa Revolucionária”, William Hernandez desenvolveu uma maneira de ensinar a pausa. Isso não inclui todo o processo de Focalização, mas começa ensinando o corpo diretamente. O corpo tem acesso ao senso sentido imediatamente.

Suas oficinas de três horas são realizadas em ambas as províncias rurais e cidades. As oficinas incluem atividades interativas simples e contato visual. Quando os treinadores retornam um mês depois, muitas pessoas da comunidade já estão praticando o intervalo. Funcionários de outras províncias vão para Quito para solicitar oficinas.

Parte do entusiasmo em relação a isso é que, ao ensinar a pausa, leva pouco tempo para se tornar consciente da sensação sentida. E quando se faz uma pausa, o silêncio é visível para todos, e se torna contagiante como bocejar. Não há explicações ou descrições. Só se pode comunicar fazendo isso. É simples, mas profundo.

A FECD é uma corporação para o desenvolvimento no Equador. William Hernandez é o diretor executivo. Além disso, ele é um coordenador de focalização.

Coordenadores de focalização ou focusing trainers que estão especialmente interessados ​​podem ser convidados para o Equador para observar as oficinas lá. A FECD também enviará instrutores para qualquer um de nós que queira organizar dois ou três workshops para 10 a 15 pessoas.

Estão sempre procurando maneiras de trazer a focalização para uma infraestrutura existente, como um sistema escolar, para que ele possa ser aplicado por todos nesse sistema. Por exemplo, na Argentina, o Sindicato Nacional dos Professores publicou um livro, e eles estão atualmente publicando um segundo livro que consiste em relatos de professores que usam a Focalização em suas aulas. São agora uma infra-estrutura mundial. Existem centenas de treinadores em 49 países.

Queremos convidá-lo a se juntar a nós nesta experiência social e a participar da formação da iniciativa global nesta linha e em outras. É claro que você pode modelar seu uso de acordo com sua maneira particular de ensinar.

Alfabetização do senso sentido (felt-sense) 

Todos concordamos que a focalização é um processo natural. É uma capacidade de todo ser humano. Fazendo uma analogia com a leitura e a escrita, a Focalização é algo que todos devem ser capazes de descobrir e desenvolver. Vê-lo como “alfabetização” coloca o focusing no nível mais elementar. É algo que todos podem ter naturalmente.

Sendo um processo natural, o focusing não deve exigir dinheiro para as pessoas aprenderem.

Ensinar Focusing não deve exigir especialistas. As pessoas podem compartilhar os outros pausando para ter um bom senso. Pode ser difícil para aqueles de nós que somos terapeutas reconhecer que a Focalização realmente não é primariamente uma prática de saúde mental. Algo universal, como a alfabetização, parece diferente no corpo. Nós a experimentamos como algo baseado nessa função humana universal mais ampla. Ler e escrever são universais. Levamos um século desde os primeiros esforços de alfabetização para atingir a maioria das pessoas e isso ainda não está completo. Então, estamos dando pequenos passos em uma esfera muito mais ampla.

Com o termo “Alfabetização do Senso Sentido”, estamos lançando uma Iniciativa Global de Alfabetização do Senso Sentido.

Texto inspirado na conferência de Mary Hendricks G.

TEXTO SOBRE: A Pausa Revolucionária: O Focusing como Força para a Paz: Keynote Address da 15ª Conferência Internacional de Focusing na Alemanha, 2003. Mary Hendricks-Gendlin, PhD. Directora do Focusing Institute. Traduzido e adaptado por João da Fonseca.

Aprendendo a escutar “a pausa” com Focalização

Gestão Humana com Focusing

Maiores informações em http://www.focusing.ec

WhatsApp Converse conosco por Whatsapp