A primeira pessoa que temos notícias que trouxe os conhecimentos sobre a Focalização para o Brasil foi o Prof. Wolber de Alvarenga (saiba mais clicando aqui) que atuava na Faculdade de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais.
Wolber formou o professor, Walter de Andrade Parreira (membro de nossa equipe) que atua com a difusão da Focalização no Brasil desde 1970.
Nosso querido Walter Parreira atua com a focalização desde 1970
Já no ano 2000 a Prof. Vera Engler Cury, coordenadora de Grupo de Pesquisa na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, sugeriu para seu mestrando da época, João Carlos Messias (membro de nossa equipe) estudar Focalização em seu mestrado o qual seguiu nessa direção. O João Carlos foi até os EUA estudar com Eugene Gendlin e tem sido um dos brasileiros que mais tem contribuído para o processo de difusão da Focalização na língua portuguesa através das traduções que fez, assim como artigos, textos, dissertação e tese de doutorado.
Nosso querido João Carlos Messias atua com a focalização desde 2000
Em 2008 um grupo de estudantes de psicologia humanista resolveram trazer juntos o filósofo catalão Tomeu Bercelò ao Brasil. Esses alunos e outros amigos convidados, toparam se mobilizar e patrocinaram a primeira vinda do filósofo Tomeu Barcelò para o Brasil. Tudo foi articulado para que em 2009 a primeira turma de formação em focalização pelo The International Focusing Institute ocorresse, dando inicio assim a um processo que finalizaria em 2012.
Em 2012 forma-se então a primeira turma de Focusing Trainers do Brasil pelo The International Focusing Institute na cidade de Belo Horizonte.
Dessa turma fazia parte o Guilherme Tostes (Coordenador de nossa equipe), tendo iniciado sua prática com focalização desde 2009.
Nosso querido Guilherme atua Focalização desde 2009